Diferente de um antivírus que trabalha para prevenir o seguro cyber oferece ajuda póstuma
Ou seja, depois que seus contratantes foram infectados ou tiveram seus dados vazados. Nestes casos, a apólice repassa à seguradora as responsabilidades sobre os danos, dando garantia ao segurado — de acordo, claro, com o contrato.
A apólice complementa a proteção das empresas e pode cobrir, através de suas coberturas de primeira e terceira parte, muitos dos desdobramentos de um ataque cibernético, por vezes reembolsando as organizações pelas despesas relacionadas a uma eventual violação e divulgação não autorizada de dados sob sua custódia e de seus provedores de serviço.
Existem coberturas como:
- custos de defesa
- custos relacionados a uma investigação administrativa.
- despesas com peritos forenses.
- pagamento de indenizações aos clientes prejudicados onde a empresa seja responsabilizada.
- pagamento de resgate em caso de sequestro de dados.
- despesas para restauração de dados.
- custo com notificação e monitoramento de dados de clientes afetados.
- assessoria de imprensa para agir na recuperação da sua reputação no mercado.
- lucros cessante devido a uma interrupção de rede.
Perfil de algumas empresas que utilizam o seguro Cyber:
Associações profissionais; comércio (não eletrônico); consultorias em geral; Corretores de Seguros, empresas de engenharia e arquitetura; empresas de hospitalidade (hotéis, restaurantes, entre outros); empresas de tecnologia; escritórios de advocacia; escritórios de contabilidade; farmácias, clínicas odontológicas e médicas (médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, estáticos, etc.); imobiliárias; instituições de educação (colégios, universidades, entre outros); manufaturas; sindicatos; (Alguns seguimentos estão exclusos, consulte-nos) ou qualquer empresa que trabalhe com dados de clientes.